A massagem terapêutica promove a função cerebral saudável através da pressão aplicada aos músculos, que estimulam os receptores em diferentes áreas do cérebro. Isto é conseguido pela produção de mensageiros intracelulares (proteínas como os neurotransmissores). Esses mensageiros são essenciais para um cérebro saudável e são úteis principalmente por meio de três sistemas principais do corpo: o sistema endócrino, nervoso e imunológico.
Cada um desses sistemas tem um tremendo impacto na atividade cerebral, assim como no outro. Eles formam uma rede de comunicação que permite ao cérebro receber os mensageiros intracelulares durante uma sessão de massagem. Se um desses sistemas for comprometido, pode causar problemas com os outros dois sistemas, diminuindo a atividade cerebral.
Quanto mais saudável for o cérebro, melhores serão os resultados da massagem e outras modalidades alternativas de cura, como a aromaterapia. Torna-se uma relação simbiótica entre o corpo e o cérebro; muito parecido com o fortalecimento e alongamento de um músculo através do exercício, ioga, caminhada, etc. Tudo o que fazemos, ou deixamos de fazer, afeta nossos cérebros. Tudo o que “percebemos” tem a ver com a função cerebral. Uma diminuição na atividade cerebral afeta a capacidade do corpo de funcionar normalmente.
Quão saudável é o seu cérebro? Você consegue se lembrar facilmente? O que você fez ontem no início da tarde? Contagem regressivo em incrementos de sete? Você lê, e aprende com facilidade ou joga jogos que estimulam seus processos de pensamento? O que nos concentramos envia reações positivas ou negativas ao cérebro. Se você está constantemente assistindo ou ouvindo as notícias, assistindo à violência na TV ou jogando videogames violentos, você está enviando respostas negativas ao cérebro, causando danos aos receptores e diminuindo a função cerebral.
Há alguns casos, no entanto, em que você não quer que o cérebro receba mais estímulo. Por exemplo, as vítimas de derrame não querem isso porque é muito estímulo para os neurônios lesionados. Portanto, se você tiver quaisquer doenças ou ferimentos, é sempre melhor consultar o seu médico primeiro e não se esqueça de manter seu massagista informado de quaisquer problemas médicos.
O cérebro usa 20% dos níveis de glicose do corpo. Para manter os níveis de glicose, é importante comer algo dentro de uma ou duas horas antes de receber uma massagem, para resultados máximos. A quantidade de pressão da massagem não afeta a capacidade do corpo de enviar mensageiros intracelulares para o cérebro, para que você possa colher as recompensas de estimular a atividade do seu cérebro, seja recebendo uma massagem leve, ou mais profunda e terapêutica.
Assim como reagimos positivamente quando somos tratados com gentileza e respeito, nossos cérebros respondem com um nível mais alto de atividade, o que promove uma função cerebral saudável. Seja gentil consigo mesmo e considere fazer massagem terapêutica parte integrante de se manter saudável e sábio.
Comments