top of page

Terapias para gestantes - um cuidado especial...

Atualizado: 18 de dez. de 2023

Parece difícil, mas manter o controle na gravidez é possível e só traz benefícios para a mamãe e o bebê. Geralmente as mulheres ficam na defensiva durante a gravidez. Isso porque, como todo ser vivo que procria, a mamãe desenvolve um instinto materno protetor nessa fase, que a faz ver o mundo como um perigo real para si e para sua cria. Isso gera as conhecidas ações emocionais fortes nas mulheres gravidas. Mas somos humanos e, como tal, capazes de controlar nossos instintos primários para viver em harmonia. Se o nosso corpo e a nossa mente estão em equilíbrio, isso vai se refletir na pele, nos cabelos, na expressão facial e, logicamente, no humor. Conheça as técnicas e fale com seu médico para conferir qual mais se aplica às suas necessidades.





Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem feita com movimentos suaves, que ajudam a circulação linfática e de retorno, que é a subida do sangue através dos membros. Ela oferece benefícios como a ativação da circulação sanguínea e ajuda a eliminar toxinas enquanto drena o acúmulo de líquido. A drenagem linfática é muito aplicada no combate à celulite e é eficaz quando o objetivo é reduzir medidas e melhorar o aspecto da pele, cabelos e unhas. A drenagem linfática só deve ser realizada após o quarto mês de gestação – com autorização médica – e através de profissionais especializados. Isso porque há precauções e cuidados especiais em mulheres grávidas como alguns pontos, como a virilha, que não podem ser estimulados.


Massagem Relaxante

A massagem para gestantes é aplicada a partir de uma avaliação individual. Ela ameniza dores lombares, ajuda e estimula o andar de forma correta e elegante, facilita o parto, reduz a tensão na coluna vertebral, adaptando a gestante à sua nova postura e peso. É fundamental que a coluna esteja sã para prevenir problemas mais sérios decorrentes do aumento de peso. Apesar das manobras específicas não oferecem risco para as gestantes, a massagem não é recomendada nos três primeiros meses de gravidez.


Acupuntura

Talvez a mais popular das terapias alternativas, a acupuntura é uma terapia oriental milenar que fortalece o equilíbrio do organismo por meio da aplicação de agulhas em diferentes pontos distribuídos pelo corpo. Em se tratando de beleza, a acupuntura estimula o corpo a produzir e proliferar colágeno, que dá sustentação à pele, regenera as fibras elásticas e até melhora rugas de expressão, dermatite, acne, estrias, cloasma gravídico, olheiras e queda de cabelo. Em questão de saúde, atenua náuseas, vômitos, inchaços, cólicas e dores nas costas provocadas pelo peso do feto e pela má postura. A acupuntura também ameniza ansiedade e depressão, muitas vezes pode substituir medicamentos que possuem efeitos colaterais e danosos ao feto. A acupuntura não deve ser aplicada nos primeiros 90 dias de gestação. Converse com seu médico.


Yoga

Mulheres que praticam yoga durante e após a gestação aproveitam todos os benefícios da yoga, além de inumeráveis benefícios específicos para a gravidez, a recuperação pós-parto e a criação do vínculo na mãe-bebê. A yoga para gestantes trabalha com posturas, respiração, relaxamento e meditação. Durante as aulas procuramos aliviar os desconfortos e possíveis dores da gestação, enquanto acalmamos a mente e fortalecemos o corpo e o espírito para esse período único da vida de uma mulher. Alem de ajudar a diminuir o estresse e ensinar a relaxar e respirar durante situações difíceis, a yoga ajuda a mulher a desenvolver força, flexibilidade e resistência, condicionamento que ela precisará durante o parto.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page